A espera do 25° Itaipu Rural Show

O evento chega em 2024 ao seu Jubileu de Prata, marcado pelo crescimento e capacidade de mobilização da Cooperitaipu

12/02/2024, 18:43
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d071501903f76cccc92b9b07b61622.jpeg
Por Fabiano Rambo
Parque de exposição do Itaipu Rural Show já está praticamente pronto (Foto: Gilmar Bortese)Parque de exposição do Itaipu Rural Show já está praticamente pronto (Foto: Gilmar Bortese)

A região se prepara com grande expectativa para o 25° Itaipu Rural Show. Para quem esteve presente desde o 1° Ita Milho Show, uma espécie de dia de campo muito comum na década de 90, ver o evento chegar aos 25 anos passa um filme na cabeça.

Lembro-me muito bem daquele grupo de agricultores, liderados pelo agrônomo Paulo Junqueira da Silva, debaixo de sol quente analisando plantação de milho, à época foco do evento.

Felizmente, a Cooperitaipu acreditou que aquele encontro poderia se tornar algo maior e seguir o exemplo de outros dias de campo, como o CDA da Cooper Alfa, à época um dos maiores do gênero na região. O desafio, à época, era convencer empresas, associados e sociedade que o Itaipu Rural Show poderia dar certo.

Para atrair público, parceiros como Sebrae e prefeituras tiveram um papel fundamental. Caravanas de todos os lados vinham à Pinhalzinho ver as novidades apresentadas no evento que já passava a reunir, além de expositores de grãos, aves, suínos, leite, ovinos, plantas, pastagens e palestras técnicas, muitas que aconteciam deixo de sol.

A expansão do parque foi uma consequência natural. Porém, o Itaipu Rural Show quase deixou de existir ainda na sua primeira década, porque o custo operacional e financeiro para Cooperitaipu era enorme. Primeiro porque o evento acontecia em meio a safra e depois o dispêndio de dinheiro era considerável.

O presidente, Arno Pandolfo, conta que durante o planejamento da cooperativa todos os negócios e eventos foram avaliados e o Itaipu Rural teve o melhor desempenho. Investir no evento como um negócio foi uma decisão acertada. Hoje, o evento é autossustentável. Ou seja, se mantem com a renda que ele mesmo produz.

Enquanto muitos eventos do gênero diminuem de tamanho, sofrem alterações ou até param, o Itaipu Rural Show debuta em seu Jubileu de Prata. A programação deste ano novamente impressiona pela qualidade e cuidado com o visitante. Palestras e atrativos, sem contar no aumento do conforto serão percebidos todos os participantes.

Não há dúvida, o Itaipu Rural Show deixou de ser só da Coopeitaipu para ser de Santa Catarina!