Avança a criação de mais uma vara no Fórum da Comarca de Pinhalzinho

A matéria deverá passar sem problemas pelo plenário da Alesc

11/12/2023, 19:22
Atualizado há 5 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d071501903f76cccc92b9b07b61622.jpeg
Por Fabiano Rambo
Demanda já vem sendo solicitada pelas lideranças locais (Foto: Gilmar Bortese)Demanda já vem sendo solicitada pelas lideranças locais (Foto: Gilmar Bortese)

Pinhalzinho depois muita espera terá mais uma vara no Fórum da Comarca. Na semana passada, foi aprovada emenda ao Projeto 0014/2023 que trata do orçamento do Poder Judiciário de Santa Catarina, prevendo recursos para criação de cargos e estrutura para viabilizar o pleito da comunidade regional, especialmente da Ordem dos Advogados, subseção de Pinhalzinho e dos próprios funcionários da comarca.

Os deputados Marcos Vieira (PSDB) e Fabiano da Luz (PT) foram articuladores da proposta junto ao ex-presidente do TJ-SC, João Henrique Blasi que esteve em Pinhalzinho em visita ao Fórum da Comarca. No município, ouviu críticas contundentes do prefeito Cena pela demora em criar a segunda vara que prevê toda estrutura necessária para dar vazão aos mais de nove mil processos.

A Comarca de Pinhalzinho atender, além do município sede, Saudades e Nova Erechim. Na década de 90, foi desmembrada a Comarca de Modelo que abrange outros quatro municípios, com muito menos processos.

Marcos Veira, em entrevista a RCO, espera uma aprovação sem dificuldade ao projeto que contém a emenda.

“Quero crer que o governador não vetará o projeto”, salienta o deputado.