Boas notícias para Pinhalzinho

Duplicação da BR 282, inclusão de aeroporto em projeto de investimentos do Estado e Nova Ferroeste animaram empresários e lideranças do município

13/09/2023, 13:29
Atualizado há 8 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d071501903f76cccc92b9b07b61622.jpeg
Por Fabiano Rambo
Boas notícias para Pinhalzinho (Foto: Sérgio Matte)Boas notícias para Pinhalzinho (Foto: Sérgio Matte)

Pinhalzinho recebeu três boas notícias nesta terça-feira (12).  Uma comitiva de empresários e lideranças do município esteve em Chapecó para participar da abertura da Mercoagro, a maior feira da América Latina da indústria da carne e de uma reunião com o secretário de aeroportos, portos e ferrovias do Governo do Estado, Beto Martins. A Região Oeste há tempo clama por atenção quando o assunto é infraestrutura, especialmente por concentrar as maiores agroindústrias do país, além de empresas líderes nos ramos da madeira, metalmecânico e tecnologia.

Ao secretário Martins foi entregue o pedido para inclusão do aeródromo de Pinhalzinho no PAESC – Plano Aeroviário de Santa Catarina que tem atualmente 21 aeroportos, sendo 13 subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo Estado, um administrado por município e quatro administrados pela iniciativa privada. Empresários de Pinhalzinho elaboraram um projeto, com recursos privados, para viabilizar o empreendimento, iniciado na década de 70, contemplando elementos de segurança, controle e pavimentação da pista.

Em 2022, o projeto estava abrangido no Plano 1000. Entretanto, com seu cancelamento foram necessárias novas tratativas para viabilizar os investimentos. Com o aeródromo homologado junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Pinhalzinho constará no inventário nacional como uma unidade em operação que trará investimentos para a região, acelerando negociações e encurtando as distâncias.

BR-282

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a licitação do projeto de engenharia para a duplicação da rodovia que corta o Estado, entre Lages e São Miguel do Oeste, passando por Pinhalzinho. O trajeto é de 400 quilômetros. A licitação acontecerá dia 03 de outubro, se nada der errado.

Não há dúvidas que pior malha viária de Santa Catarina está no Oeste. A recuperação da BR 282 é uma promessa antiga que transpõe ministros e governos. Nesta terça-feira (12), mais um capítulo foi escrito. Veremos se haverá a prática, com máquinas na pista e uma obra de qualidade que não seja destruída na primeira chuva.

Nova Ferroeste

Pinhalzinho deverá ser o local de transbordo de cargas da Nova Ferroeste. Ou seja, o trem deverá parar em Pinhalzinho pelo projeto elaborado pelo Governo do Estado do Paraná, apresentado e discutido durante o primeiro dia da Mercoagro, em Chapecó.

A Nova Ferroeste tem investimento projetado em R$ 30 bilhões, cujos recursos deverão ser captados por meio de parcerias público-privadas, possivelmente contando com capital internacional que terá a concessão por 99 anos de exploração dos terminais.

Viabilizar a Ferroeste é dar sobrevivência a economia do Oeste Catarinense. Porém, as experiencias/expectativas anteriores não foram positivas. Houve muita conversa e discussão e nenhuma ação. Creiamos agora com o empenho dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de entidades e instituições que representam a força produtiva do país, o projeto possa ser viabilizado. Mas, não será logo. Teremos de ter paciência.