PSD e PL protagonizam no pré-eleições municipais

Filiação de secretário em Criciúma e visita de empresário chapecoense a Jorginho movimentam bastidores no sul e no oeste

07/03/2024, 18:57
Atualizado há 2 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d071501903f76cccc92b9b07b61622.jpeg
Por Fabiano Rambo
PSD reuniu lideranças em Criciúma (Foto: Divulgação)PSD reuniu lideranças em Criciúma (Foto: Divulgação)

O Partido Liberal (PL), do governador Jorginho Mello, e o PSD, do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, vão, sem dúvidas, protagonizar nas eleições municipais de 2024. Ambas agremiações ensaiam movimentos, debatem com lideranças, articulam alianças nos bastidores e promovem eventos, a exemplo do realizado em Criciúma, nesta quarta (06) para filiação do vereador e secretário de Clésio Salvador (PSD), Arleu da Silveira, a quem o dirigente municipal se refere carinhosamente de “Negão”.

Salvaro e Arleu saíram do PSDB e agora militam nas fileiras do PSD. O evento em Criciúma teve um palanque de peso, com as presenças dos prefeitos Topázio Neto, de Florianópolis e João Rodrigues, além do presidente da sigla Eron Giordani, dentre outros.  Ricardo Guidi (PSD), deputado federal e secretário de Jorginho na pasta do Meio Ambiente, também se fez presente e lançou-se pré-candidato. 

Guidi busca uma saída honrosa do PSD para o PL, a fim de disputar a prefeitura. Salvaro em seu discurso mandou recado direto a Guidi em favor de Arleu: “aquele conhece e vive a cidade. Aquele governa ela comigo por quase três mandatos. Aquele que não vai na Agronômica pedir apoio. Aquele está determinado a fazer deste partido ainda mais forte. Por isso, Arleu da Silveira, é contigo que eu vou estar nesta campanha”.
Guidi só espera o momento certo do desembarque.

 

Enquanto isso em Chapecó

Nesta quarta-feira (06), o governador Jorginho Mello (PL) recebeu o então candidato a deputado federal pelo MDB, o empresário no ramo de educação superior, Leandro Sorgatto, filho do ex-deputado e ex-secretário de agricultura, Gelson Sorgatto. Durante a discussão do programa Universidade Gratuita, Leandro trocou o partido de berço da família do PL, a convite do governador.

Em visita na Agronômica, registrada nas redes sociais, o empresário foi apresentado por Jorginho como opção nas eleições de 2024 no município. Sorgatto, hoje presidente municipal do PL, afirmou que o partido está “preparando as chuteiras para um projeto que vem se desenhando”.

Jorginho, por sua vez, elogiou a trajetória familiar do empresário e afirmou que Sorgatto “será o grande animador e líder do partido, para construir uma grande nominata de candidatos a vereador”.

Algumas perguntas ficaram no ar: “O PL terá candidato a prefeito para disputar contra João Rodrigues? Sorgatto que tem história em Chapecó seria esse nome? Ou quis o governador oferecer Leandro Sogatto como nome para compor a vice?
Em Chapecó, nunca uma cadeira de vice ao lado de João Rodrigues será tão disputada. Rodrigues mira nas eleições de 2026 e entregará ao vice a maior prefeitura do Oeste, de graça.