Por que planejar sua aposentaria muito antes de se aposentar?

Um bom planejamento é fator decisivo para a sua qualidade de vida na velhice

06/02/2023, 16:53
Atualizado há mais de 1 ano
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/ece994f85d859142721e82cc7eb9af.png
Por Fernanda Eloísa Luzzi
Por que planejar sua aposentaria muito antes de se aposentar?Por que planejar sua aposentaria muito antes de se aposentar?

Falar sobre estratégias para a velhice, por vezes, é interpretado como mau agouro, além do que, enquanto se é jovem e com boa saúde, a maioria das pessoas não pensa em aposentadoria, e paga o INSS apenas porque a contribuição vem descontada do salário mensal. Tal afirmação é confirmada por pesquisas apontando que a maior parte dos brasileiros idosos sobrevive com a ajuda de familiares, ou seja, não planejam a velhice.

Imagine você, com 60 anos de idade, já sem tanto “pique” para o trabalho e tendo que sobreviver com uma aposentadoria de 1(um) salário mínimo paga pelo INSS. Ou então, mesmo não estando muito bem de saúde, você insiste em trabalhar para conseguir manter o mínimo do padrão de vida que você vinha tendo.

Quanto mais tarde você se der conta de que precisa planejar a sua aposentadoria, maior será o seu investimento para conseguir uma boa renda, consequentemente, quanto antes você começar a planejar, menor o investimento mensal e maior será o valor da sua aposentadoria.

Muito embora os benefícios previdenciários do INSS, em especial as aposentadorias, sejam incertas, já que as leis mudam com o passar dos anos, tal incerteza pode ser contornada com o planejamento previdenciário.

Caso você só contribua com o INSS, muito provavelmente, e infelizmente, o salário que você recebe hoje, não será o valor que você receberá a título de aposentadoria. Então, quanto antes você se der conta de que precisa planejar a sua aposentadoria, melhor será a sua renda mensal na velhice.  

Ainda, a depender da sua idade, do tempo de contribuição e do valor que almeja para quando chegar a hora da aposentadoria, é interessante pensar em realizar uma previdência privada visando complementar a renda, já que você poderá receber aposentadoria paga pelo INSS + aposentadoria privada.

Além da aposentadoria privada, você pode pensar em outras formas de manter o mesmo padrão de vida que possui hoje, só que, sem precisar trabalhar.

E qual é o melhor investimento ou a melhor aposentadoria privada para o seu caso? Existem inúmeras ofertas no mercado, então pesquise, estude qual é a melhor para você, e o mais importante, procure um profissional especializado em planejamento previdenciário para que juntos vocês possam pensar e planejar o seu futuro e de sua família.