O Brasil passará a exportar carne bovina para a Indonésia, quarto país mais populoso do mundo. O acordo firmado entre os dois países permitirá a venda de carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (19) pelos ministérios da Agricultura (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
Com 283 milhões de habitantes, a Indonésia é considerada um mercado estratégico para o setor de proteína animal, impulsionado pelo aumento do consumo de carne bovina decorrente da melhora na renda da população e do crescimento da classe média urbana. Em 2024, o país asiático comprou US$4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, principalmente do setor sucroalcooleiro, soja, fibras e têxteis.
O Mapa informou que, com esta nova medida, o Brasil abriu 402 mercados estrangeiros para produtos agropecuários desde 2023.
Além da Indonésia, o ministério anunciou também a exportação de ovinos vivos — incluindo ovelhas, carneiros e cordeiros — para a Argélia. A abertura deste mercado deve beneficiar principalmente a ovinocultura nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.