Pagamento de taxas da Cidasc agora pode ser feito via PIX
Produtores rurais catarinenses ganham mais agilidade e praticidade no acesso a serviços essenciais da Defesa Agropecuária


A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) deu mais um passo rumo à modernização dos seus serviços e do atendimento ao produtor rural. Desde a terça-feira (12) todos os documentos de arrecadação emitidos pela companhia podem ser pagos por meio do sistema PIX, oferecendo mais agilidade, comodidade e acessibilidade aos produtores do estado.
A novidade contempla diversas cobranças geradas no Sistema de Gestão de Defesa Agropecuária (Sigen+), como a Guia de Trânsito Animal (GTA), a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), a Guia de Trânsito de Subprodutos (GTS), entre outras taxas essenciais para a movimentação e comercialização de produtos de origem animal e vegetal.
As guias continuam sendo emitidas no formato tradicional, o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), com código de barras. O diferencial está na inclusão de um QR Code, que pode ser lido pela câmera do celular, direcionando o usuário automaticamente para o pagamento via PIX.
Segundo o gestor do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia da Cidasc, Raphael Delvan, a implementação do PIX traz ganhos claros.
“As transações são concluídas em segundos, eliminando a espera pela compensação de boletos tradicionais, que pode levar até três dias úteis. Outro ponto importante é que o Estado conta com onze instituições financeiras credenciadas para realizar a cobrança”, ressaltou.