Em meio ao cenário de restrições internacionais à carne de frango brasileira por conta da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária, quatro países anunciaram a flexibilização das barreiras impostas. Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram restringir a suspensão das importações apenas ao estado do Rio Grande do Sul, onde foram registrados focos da doença. Antes, as medidas desses países eram mais abrangentes e incluíam diversas regiões do Brasil.
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em balanço apresentado em Brasília. A flexibilização por parte desses países representa um alívio parcial para o setor avícola brasileiro, que enfrenta um crescente cerco internacional desde a notificação dos primeiros casos da doença.
Por outro lado, a Arábia Saudita, que antes limitava a suspensão ao município onde houve o foco, decidiu ampliar a restrição para todo o estado do Rio Grande do Sul. Medidas semelhantes foram adotadas por Turquia e Emirados Árabes Unidos. Enquanto os Emirados restringiram a importação de carne de frango especificamente do município de Montenegro (RS), a Turquia optou por suspender totalmente a entrada de carne de frango oriunda do estado gaúcho.
Quadro Atual das Restrições
Países que suspenderam totalmente as importações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.
Países que restringiram as importações apenas ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.