O Porto de São Francisco do Sul conquistou destaque nacional ao ser premiado na cerimônia Portos + Brasil, realizada nesta quarta-feira (20), pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília. O terminal catarinense ficou em terceiro lugar na categoria Melhores notas do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap), entre os 35 portos públicos avaliados no país.
O Igap mede a eficiência da gestão portuária a partir de 30 indicadores, como desempenho administrativo, governança, transparência na publicação de informações, realização de investimentos e qualidade da gestão ambiental.
“Santa Catarina sente muito orgulho de ver São Francisco do Sul premiada nesta solenidade”, destacou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. “O governador Jorginho me pediu pessoalmente para que estivesse aqui, para dar este parabéns em nome dele e em nome de toda a equipe do Governo do Estado de Santa Catarina”.
O presidente do Porto, Cleverton Vieira, comemorou o reconhecimento como resultado do esforço coletivo.
“Este destaque é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe, do governador Jorginho Mello e da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que permite fazer importantes investimentos na nossa infraestrutura portuária. Em nosso dia-a-dia buscamos oferecer sempre as melhores condições aos usuários do Porto, para que tenhamos sempre aquilo que Santa Catarina faz de melhor: uma logística diferenciada”, afirmou.
O "Oscar dos Portos"
Durante a solenidade, a premiação foi chamada de “Oscar dos Portos”, expressão usada tanto pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, quanto pelo secretário nacional de Portos, Alex Ávila.
Segundo Ávila, o Prêmio Portos + Brasil já se consolidou como uma política pública de estímulo à modernização do setor. Ele lembrou que o reconhecimento da relevância estratégica dos portos no país é recente e que a iniciativa reforça a transparência e a governança das ações do ministério.
Criado em 2019, o prêmio tem como objetivo reconhecer os avanços conquistados pelos portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs), fortalecendo as práticas de eficiência, inovação e melhoria contínua da gestão portuária no Brasil.