A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina vai promover, entre agosto e setembro, o segundo leilão de veículos retidos ou abandonados em rodovias federais neste ano. Ao todo, serão ofertados 2.034 lotes distribuídos em pátios no Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Meio-Oeste, Norte e Litoral do Estado.
O certame será realizado em três etapas: de 19 a 21 de agosto, com 763 veículos em Navegantes, Imbituba, Indaial e Paulo Lopes; de 26 a 28 de agosto, com 730 veículos em Joinville, Lages e Pouso Redondo; e de 2 a 4 de setembro, com 541 veículos em Curitibanos, Campos Novos, Catanduvas, Irani e Concórdia.
Os veículos estão classificados em quatro categorias: de circulação (apto a voltar às ruas), sucata aproveitável com motor aproveitável, sucata aproveitável com motor inservível e sucata inservível. Entre os que podem voltar a rodar, o lance inicial mais baixo é de R$ 200,00, por uma VW/Parati ano 1988.
A visitação aos pátios já está liberada em dias úteis, durante o horário comercial, para avaliação visual dos lotes. O edital completo pode ser consultado no Portal da PRF (link) ou no site do leiloeiro oficial (link).
Os lances serão exclusivamente eletrônicos, com início sempre às 9h no portal do leiloeiro, onde é necessário realizar cadastro prévio. O site também disponibiliza fotos e informações detalhadas sobre cada lote, e já permite registrar lances antes da abertura oficial.
De acordo com a PRF, o valor arrecadado será usado para pagar, nesta ordem, as despesas do leilão, custos de remoção e estadia, tributos vencidos, débitos trabalhistas e multas. Caso haja saldo, ele será repassado ao antigo proprietário.