A sexta-feira (22) é marcada pelo calorão em Santa Catarina, com termômetros batendo perto dos 30°C em várias cidades. O dia ventoso deve ter rajadas fortes vindas do norte que ultrapassam os 40 km/h. Mas esse cenário não dura muito. A meteorologista Camila Cardoso explica que todo esse calor é um “pré-anúncio” de mudança no tempo.
"Esse ar quente que a gente sente agora é o chamado ar quente pré-frontal, ou seja, acontece nas horas que antecedem a chegada de uma frente fria. Por isso temos essa sexta-feira abafada e ventosa", destacou.
Segundo Camila, o sábado (23) ainda começa quente, mas ao longo da tarde e noite a frente fria chega trazendo chuva e possibilidade de temporais, principalmente no Oeste do estado.
"Aí o tempo vira. O domingo já vai ser bem diferente, com instabilidade e temperaturas despencando. Para se ter uma ideia, hoje chegamos perto dos 30°C, mas no domingo a máxima não deve passar dos 12°C", explicou a meteorologista.
A chuva continua durante a madrugada e manhã de domingo, enfraquecendo ao longo do dia. O céu deve permanecer nublado, mas o clima já será outro, frio e úmido, bem diferente do calorão desta sexta-feira.