Um homem foi abordado pela Polícia Militar de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, após ser flagrado circulando pelas ruas da cidade com uma tornozeleira eletrônica falsificada. Durante a abordagem, os agentes descobriram que o objeto atado ao tornozelo do suspeito não passava de uma pulseira, sem qualquer vínculo com o sistema de monitoramento eletrônico, e que seu uso tinha um objetivo inusitado.
De acordo com o homem, que não teve a identidade revelada, a peça foi escolhida estrategicamente para criar uma falsa impressão de que ele estava cumprindo pena. Ele afirmou que muitas mulheres se sentem atraídas por esse tipo de acessório e que o truque teria como objetivo aumentar sua visibilidade e gerar interesse.
A vistoria feita pelos policiais revelou que a "tornozeleira de brinquedo" não oferecia qualquer risco à segurança pública, o que resultou na liberação do homem. Antes de se despedir dos agentes, o carioca explicou que o truque estava em alta nas redes sociais e vinha sendo utilizado como uma forma de chamar atenção, além de ser usado em festas e eventos como símbolo de ostentação.