A indústria Randa, com sede em Bituruna, no interior do Paraná, anunciou a suspensão parcial da produção e concedeu férias coletivas a seus 800 funcionários. A medida foi adotada após o cancelamento de pedidos por parte de compradores dos Estados Unidos, principal destino das exportações da empresa.
A paralisação ocorre em meio aos efeitos da nova tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre determinados produtos brasileiros, incluindo portas, molduras e compensados — especialidades da empresa paranaense. Mais da metade da produção da Randa era destinada ao mercado dos EUA.
Para evitar demissões, a companhia optou por reduzir temporariamente as operações. Os recessos coletivos serão realizadas em rodízio. Ainda não há previsão para a normalização das atividades.
O setor madeireiro do Paraná é um dos principais exportadores do Brasil para os Estados Unidos. Em 2024, as vendas somaram mais de US$ 1,5 bilhão. Desde julho, quando a nova taxação foi anunciada, diversas empresas do ramo relatam dificuldades para escoar os estoques diante da queda brusca na demanda.