Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais abriu novas cervejarias ao longo de 2024, segundo o Anuário da Cerveja publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) neste mês de agosto. Com 25 novos estabelecimentos, o estado registrou um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior, representando quase um quarto de todas as novas cervejarias do país, que somaram 102 no mesmo período.
Com o aumento registrado, Santa Catarina atingiu a marca de 250 cervejarias, ocupando a terceira posição no ranking nacional, atrás de São Paulo (427) e Rio Grande do Sul (349). O estado também ampliou sua participação no total nacional, chegando a 12,8% entre as 1.949 cervejarias existentes no país.
“A cerveja e o chope são produtos muito tradicionais de Santa Catarina, ligados à nossa cultura e às festas típicas. Ou seja, também está relacionada ao turismo e à geração de empregos. A liderança nacional na abertura de cervejarias mostra, mais uma vez, a potência empreendedora que é Santa Catarina. Além disso, o Governo do Estado está deixando a abertura de empresas cada vez mais fácil, para incentivar novos negócios”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
O estudo aponta que, em 2024, 790 municípios brasileiros tinham ao menos uma cervejaria registrada, o que representa 14% do total de cidades do país. Em Santa Catarina, o cenário é mais expressivo, 104 dos 295 municípios possuem ao menos uma fábrica, ou seja, 35% do território estadual.
Além disso, três cidades catarinenses figuram entre as 20 com maior número de cervejarias no país. Blumenau ocupa a 12ª posição, com 18 estabelecimentos, seguida por Joinville, em 17º lugar com 12 unidades, e Florianópolis, em 18º, com 11. A liderança nacional é de São Paulo, com 66 cervejarias, seguida por Porto Alegre (43) e Curitiba (29).
“Embora haja um grande polo produtor em Blumenau, podemos notar que há fabricação em diversos municípios catarinenses de forma descentralizada, gerando empregos e oportunidades de negócios. É preciso destacar também o ramo de produção artesanal, de microcervejarias, que buscam atender mercados específicos. O crescimento no número de estabelecimentos registrado pelo Anuário da Cerveja mostra que o setor está no caminho certo”, acrescentou Dreveck.
Santa Catarina também se destaca na relação entre número de estabelecimentos e habitantes, sendo vice-líder nacional com uma cervejaria a cada 32,2 mil pessoas, atrás apenas do Rio Grande do Sul (32,1 mil habitantes por fábrica). A média brasileira é de uma cervejaria a cada 109 mil habitantes.