RCO
Pinhalzinho,SC
13
13ºC
Economia

Santa Catarina tem segundo maior crescimento econômico do Brasil em 2025

Com avanço acima da média nacional, estado se destaca pela força da indústria, comércio, turismo e agronegócio

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
24/07/2025, 10:45Atualizado há 22 dias
Santa Catarina tem segundo maior crescimento econômico do Brasil em 2025
Economia de SC cresce 6,1% e se consolida como referência nacional (Foto: Eduardo Valente/Secom)

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 6,1% entre janeiro e maio de 2025, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Banco Central, por meio do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR).

O índice é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e mostra que o estado catarinense teve o segundo maior avanço entre todas as unidades federativas analisadas, atrás apenas do Paraná (6,9%). A média brasileira no período foi de 3,4%.

O resultado consolida Santa Catarina como uma das economias mais dinâmicas e resilientes do país, com crescimento consistente em diversos setores. O governador Jorginho Mello atribuiu o desempenho ao protagonismo dos catarinenses:

“É uma notícia que nos enche de orgulho, porque o crescimento de Santa Catarina vem da nossa indústria forte, do turismo, do agronegócio, mas principalmente porque o catarinense põe a mão na massa e faz acontecer. Estamos batendo recorde de abertura de empresas. Esse resultado positivo também impacta na geração de empregos. Só pelo Sine são mais de 9 mil vagas”, afirmou.

Indústria, comércio e turismo puxam crescimento

A produção industrial catarinense registrou alta de 4,8% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, superando a média nacional de 1,8%. O comércio varejista também teve desempenho expressivo, 7% de crescimento em Santa Catarina, frente aos 2,2% registrados no Brasil, conforme dados do IBGE.

O setor de serviços acompanhou essa tendência, com elevação de 5% no estado, ante 2,5% no país. Já o turismo despontou com uma alta de 11,1% no território catarinense, quase o dobro da média nacional, que ficou em 6%.

Região Sul e Centro-Oeste lideram o país

No recorte por regiões, o Centro-Oeste lidera o crescimento nacional com alta de 8,1%, seguido pela Região Sul, com 4,4%. O bom desempenho do Sul é puxado, principalmente, pelos números de Santa Catarina e Paraná. O Norte ficou com 3,8%, o Nordeste com 2,4% e o Sudeste com 2,2%.

Ranking dos estados (crescimento da atividade econômica):

  1. Paraná: +6,9%
  2. Santa Catarina: +6,1%
  3. Goiás: +6%
  4. Pará: +5,6%
  5. Bahia: +4,3%
  6. Minas Gerais: +3%
  7. Ceará: +2,9%
  8. Espírito Santo: +2,6%
  9. São Paulo: +2,3%
  10. Amazonas: +1,4%Rio de Janeiro: +1,4%
  11. Rio Grande do Sul: +0,6%
  12. Pernambuco: -0,9%
Santa Catarina tem segundo maior crescimento econômico do Brasil em 2025