RCO
Pinhalzinho,SC
13
13ºC
Economia

Varejo de Santa Catarina cresce 6,2% e tem segundo melhor resultado do país no semestre

Estado supera média nacional e registra melhor desempenho para o setor desde 2019

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
14/08/2025, 12:16Atualizado há cerca de 11 horas
Varejo de Santa Catarina cresce 6,2% e tem segundo melhor resultado do país no semestre
Entre os segmentos que puxaram a alta estão hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (Foto: Getty Images)

O varejo de Santa Catarina fechou o primeiro semestre de 2025 com um desempenho acima da média nacional e o segundo melhor resultado do país, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. O crescimento acumulado no período foi de 6,2%, ficando atrás apenas do Amapá, que registrou alta de 7,8%.

Na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2024, o comércio catarinense avançou 3,1%, o quarto melhor desempenho entre os estados, enquanto a média nacional foi de 0,3%. Já o chamado “varejo restrito” (que exclui veículos, materiais de construção e atacarejo) cresceu 1,8% no Brasil.

Segundo a Fecomércio-SC, os números surpreendem positivamente, contrariando projeções de desaceleração econômica para o início de 2025.

“Tivemos o melhor primeiro semestre para o varejo de Santa Catarina desde 2019. Um crescimento de 6,2% é muito expressivo e deve ser comemorado. Estamos atentos ao que pode acontecer agora na segunda parte do ano. A desaceleração deve vir, mas ainda devemos continuar crescendo, pois a economia de Santa Catarina é pujante e diferenciada em nível nacional”, avaliou o presidente da entidade, Hélio Dagnoni.

O avanço registrado também superou a média histórica de crescimento do estado, que é de 4,6%. Entre os segmentos que puxaram a alta estão hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 7%, o melhor desempenho do país nesta categoria. Também tiveram destaque “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+15,2%) e tecidos, vestuário e acessórios (+7,5%).

O único recuo foi no setor de equipamentos de informática, que caiu 9,4%. No chamado “varejo ampliado”, que engloba veículos, materiais de construção e atacarejo, Santa Catarina cresceu 4% no semestre, ocupando a quinta posição no ranking nacional e ficando muito acima da média brasileira de 0,5%.

Varejo de Santa Catarina cresce 6,2% e tem segundo melhor resultado do país no semestre