RCO
Pinhalzinho,SC
13
13ºC
Educação

Nova ferramenta vai identificar inconsistências em inscrições do Universidade Gratuita em menos de 24h

Tecnologia desenvolvida pela CGE será aplicada já no segundo semestre de 2025 e garante mais agilidade, segurança e transparência

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
15/07/2025, 12:42Atualizado há cerca de 1 mês
Nova ferramenta vai identificar inconsistências em inscrições do Universidade Gratuita em menos de 24h
Inscrições do Universidade Gratuita serão checadas em menos de 24 horas por ferramenta da CGE (Foto: Roberto Zacarias/SECOM)

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina entregou à Secretaria de Estado da Educação uma nova ferramenta digital que promete transformar o controle das inscrições nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. A partir da edição 2025.2, a checagem de dados dos candidatos será feita em até 24 horas após a inscrição, permitindo a detecção rápida de possíveis inconsistências.

Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, a tecnologia será usada de forma contínua durante o período de inscrições, garantindo um processo mais eficiente, transparente e seguro. A inovação também foi disponibilizada para a Polícia Civil, como apoio a eventuais investigações.

“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia permite análises ágeis para prevenir concessões indevidas e fortalecer a integridade dos programas”, afirmou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

A ferramenta cruza bases de dados públicas e aplica critérios técnicos para identificar indícios de irregularidades, que são então analisados pela equipe da Secretaria da Educação. O objetivo é garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

Para a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, a ação reforça o compromisso com a justiça social.

“Estamos trabalhando muito com uma série de ações para proteger e aprimorar estes programas idealizados pelo nosso governador Jorginho Mello.”

Entre as novidades implementadas em 2024 para aperfeiçoar os programas estão: a criação de um grupo interinstitucional de fiscalização, a antecipação dos editais, o lançamento de um simulador de índice de carência, um Disque Denúncia exclusivo e a padronização do sistema de inscrições na plataforma da SED.

A iniciativa reforça a integração entre os órgãos de controle e amplia o compromisso do governo estadual com a transparência e a responsabilidade na execução de políticas públicas voltadas à educação superior.