RCO
Pinhalzinho,SC
13
13ºC
Educação

Santa Catarina acelera entrega de ar-condicionado para as escolas estaduais

Governo já distribuiu 352 aparelhos e prevê investimento de R$ 29 milhões para climatizar 100% das salas até 2026

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
10/08/2025, 20:42Atualizado há 4 dias
Santa Catarina acelera entrega de ar-condicionado para as escolas estaduais
Governo de SC reforça climatização das escolas estaduais (Foto: Reprodução)

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está intensificando a entrega de aparelhos de ar-condicionado nas escolas estaduais. Nas últimas semanas, 352 unidades foram distribuídas e está prevista a aquisição de mais 3 mil aparelhos para salas de aula de todas as regiões.

Até dezembro, a meta é adquirir mais 2,7 mil equipamentos, número suficiente para climatizar as salas que ainda não contam com o recurso. O investimento total será de cerca de R$29 milhões.

“A gente está acelerando não só a distribuição dos aparelhos, mas também as reformas nas redes elétricas, já que muitas escolas não tinham capacidade para instalação. Até um tipo de subestação de energia estamos construindo para aguentar toda a carga. Não vamos descansar até ter ar-condicionado em todas as salas de aula”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A ação integra um conjunto de melhorias estruturais na rede estadual de ensino. Atualmente, 127 escolas estão com obras elétricas em execução, 204 estão em fase de licitação e outras 125 estão na etapa final de elaboração de projetos, que depois serão licitados e executados.


Para a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, a climatização é fundamental para a qualidade do ensino.

"Um aprendizado mais adequado está diretamente ligado às condições oferecidas para o seu desenvolvimento. A climatização das salas de aula tem que ser um padrão das escolas estaduais de Santa Catarina e nossas equipes estão empenhadas para que todas estejam devidamente climatizadas até o início do ano letivo de 2026”, reforçou.

Santa Catarina acelera entrega de ar-condicionado para as escolas estaduais