Mais de mil Botões do Pânico foram entregues para escolas dos municípios de Pinhalzinho, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Águas Frias. A medida, que faz parte de um esforço conjunto para reforçar a segurança no ambiente escolar, também incluiu a instalação da tecnologia Starlink em uma viatura da Polícia Militar, garantindo mais agilidade na comunicação em áreas com conexão limitada.
O proprietário da Schneider do Brasil, Rogério Schneider, responsável pela doação, explicou que o sistema foi pensado para situações de emergência.
“Quando o botão é acionado, a central recebe o alerta em tempo real. Isso mobiliza imediatamente os agentes, que chegam mais rápido até o local, ajudando a prevenir incidentes graves.”
A secretária de Educação na Capital da Amizade, Carmen Fiorini, destacou que o objetivo é proporcionar mais tranquilidade para estudantes, professores e famílias.
“A segurança é prioridade. Com esse recurso, as escolas passam a ter mais uma ferramenta para agir rapidamente em qualquer situação de risco. Os motoristas de ônibus escolares também terão essa opção a disposição no celular.", contou.
O delegado Éder Matte, reforçou que o botão deve ser utilizado apenas em casos reais de perigo. “É um equipamento que, em segundos, nos aciona. Isso pode fazer a diferença entre um susto e uma tragédia.”