Morre menina que recebeu coração de catarinense
Família doou órgãos de Elian Santiago após acidente


Morreu nesta semana, aos 10 anos, Ana Julia Alves, que estava internada há meses em São Paulo à espera de um transplante. A menina havia recebido o órgão no início de agosto, após longa espera na fila.
O coração foi doado com o consentimento da família de Elian Roberto Santiago, de 22 anos, que teve morte cerebral após um acidente de trânsito. Apesar da cirurgia ter sido bem-sucedida, Ana Julia sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) poucos dias depois e teve morte cerebral constatada.
Para que a doação fosse viável, o transporte foi feito com o apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e da aeronave Arcanjo-03, que levou a equipe médica de São Paulo até Mafra. A operação garantiu que o coração chegasse a tempo para o procedimento que foi considerado um sucesso técnico pelos médicos.
No entanto, o estado de saúde de Ana Julia já era delicado e acabou se agravando após a cirurgia. A menina sofreu um AVC no dia 11 de agosto e teve morte cerebral confirmada dias depois.
Jovem doador salvou outras vidas
Natural de Canoinhas (SC), Elian Roberto Santiago foi morar ainda criança com familiares em São Bento do Sul após a morte da mãe. Ele tinha apenas 7 anos quando mudou de cidade. Aos 22, teve sua vida interrompida de forma trágica, mas seus órgãos ajudaram a salvar outras pessoas além de Ana Julia. Segundo informações, também foram utilizados o fígado, os rins e as córneas de Elian, beneficiando pacientes em diferentes partes do país.