Santa Catarina conquistou a liderança nacional no 39º leilão de energia nova promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), realizado nesta sexta-feira (22). O estado teve 27 usinas hidrelétricas habilitadas, sendo 24 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e três Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). O número representa 42% do total de 65 projetos aprovados em todo o Brasil.
A posição de destaque reflete tanto o potencial catarinense para geração de energia limpa quanto as políticas públicas de incentivo do Governo do Estado. O Programa Energia Boa, criado para destravar investimentos privados e acelerar a análise de liberações e autorizações, foi determinante no processo: dos 27 projetos habilitados, 22 estão vinculados à iniciativa.
“Santa Catarina tem um potencial gigante para geração de energia limpa e sustentável. É por isso que criamos o Programa Energia Boa, para tirar os projetos do papel e qualificar a nossa infraestrutura energética. Isso, somado aos investimentos históricos da Celesc, está transformando Santa Catarina. Ou seja, é mais energia trifásica no campo, mais oferta de energia elétrica para as famílias e para as empresas e mais geração distribuída”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Jonianderson Menezes, o resultado confirma a relevância do programa.
“O Programa Energia Boa tem sido um grande sucesso, porque garante incentivo à geração de energia limpa, fomenta a geração de empregos e tudo isso com estímulo à criação de PCHs e CGHs, ou seja, com menor impacto ambiental. O desempenho catarinense no leilão de energia tem que ser comemorado. Santa Catarina está, mais uma vez, sendo protagonista a nível nacional”, destacou.
O leilão movimentou R$26 bilhões e contratou 67,4 mil GWh de energia a partir de 2030. Os projetos habilitados poderão vender a produção futura às distribuidoras, que levarão a eletricidade para consumidores residenciais e industriais. Parte das usinas catarinenses ainda está em fase de construção, mas os contratos asseguram a viabilidade econômica e fortalecem o setor energético do estado.
Ranking de estados com projetos aprovados no leilão da Aneel
Usinas do Oeste catarinense habilitadas
O Oeste do estado foi um dos grandes destaques entre os projetos aprovados, com diversas PCHs localizadas na região:
Esses empreendimentos fazem parte do grupo de 22 usinas vinculadas ao Programa Energia Boa, iniciativa estadual que já auxiliou 48 projetos em menos de um ano, com foco em destravar investimentos e agilizar a infraestrutura de geração limpa no estado.