Um Decreto de Emergência é publicado pela Administração municipal de Saudades, no dia 18 de outubro, devido o volume excessivo de chuvas ocorrido nos dias, 11, 13 e 19 deste mês. Por meio de uma reunião com a Comissão Municipal da Defesa Civil (COMDEC) – o decreto de n° 70, consta que diversas ruas ficaram intransitáveis devido a pontos de alagamentos.
No interior do município, Linha Taipas devido à força d’água dos rios Saudades e Chapecó ficaram submersas e danificadas. Na comunidade Tigres, houve rachaduras na estrada geral que compromete a trafegabilidade de veículos. Na cidade, algumas residências foram parcialmente danificadas devido à queda de muros, deslizamento de terra e bueiros obstruídos, já entrada do Vale da Hospitalidade, queda de rochas pelo acúmulo de água.
Conforme levantamento da COMDEC, aproximadamente 50 hectares de terra ficaram submersos em virtude do represamento do Rio Chapecó, causando prejuízos de aproximadamente 10 mil sacas de milho.
A prefeitura realizou o atendimento imediato após os desastres, auxiliando às famílias afetadas com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, homens com máquinas da Secretaria de Infraestrutura (DMER) trabalharam na limpeza das vias e transporte de água potável para 45 famílias na Linha Jacutinga, devido à bomba de água ser arrancada pela correnteza. A Secretaria de Assistência Social (CRAS) também auxiliou as famílias com alta vulnerabilidade.
Prefeito, Maciel Schneider, explica como ocorreu a decisão do decreto: